quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Atividade: Quebrando a Cabeça com a PoliKalc - Calculadora Quebrada


Durante o "III Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática: Processos Avaliativos em Escrita e Leitura" tivemos a oportunidade de ministrar o minicurso intitulado "Explorando o software educativo PoliKalc para o ensino e a aprendizagem de cálculos aritméticos" com o objetivo de explorar os recursos da PoliKalc. Apresentamos algumas de suas possibilidades de uso em atividades de leitura e escrita para o ensino e a aprendizagem de cálculos aritméticos com a mediação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). 

Para isso, criamos a atividade "Quebrando a Cabeça com a PoliKalc" e utilizamos a Kalc Quebrada (uma das calculadoras da PoliKalc que possibilita quebrar suas teclas) para trabalharmos com a decomposição dos números, com o cálculo mental, com as operações básicas e com as propriedades do sistema de numeração decimal. 

A atividade foi planejada pensando no trabalho com leituras e escritas em aulas de Matemática e para isso fizemos uso do bloco de anotações presente no software. Os participantes do minicurso registraram suas resoluções dos problemas propostos no bloco que, nessa atividade, teve como intuito possibilitar um feedback ,que pode vir a ser utilizado para uma futura avaliação dos estudantes.

Abaixo disponibilizamos o arquivo da atividade.

Calculadora Quebrada: Quebrando a cabeça com a PoliKalc




III Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática - III SELEM

No III Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em Agosto de 2014 tivemos a oportunidade de apresentar um recorte do trabalho de conclusão de curso e discutimos a centralidade da leitura e da escrita no desenvolvimento do software educativo PoliKalc. Abaixo disponibilizamos o artigo apresentado.


Guia de Orientações Didáticas do Software PoliKalc

Criamos um Guia de Orientações para a PoliKalc para auxiliar na utilização do software e possibilitar o entendimento dos pressupostos teóricos em que se respaldou a criação desse Objeto de Aprendizagem.